Seguidores

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Texto Os lírios de Pedro

O senhor de vistas cansadas terminava de dobrar o último lírio. Ele começou a praticar Origami, arte das dobraduras de papel, no hospital. Uma queda deixou Pedro de cama por vários dias. Não conseguia mexer quase nada, exceto os dedos, tudo lhe doía. Nunca havia ficado sem fazer nada nessa vida. Esforçado, incansável, Pedro tinha uma vida inteira de trabalho para contar.

Mesmo quando a idade começou a ficar avançada, ele não se deixou abater. Quem vive de aposentadoria? Dizia ele. Mas o fato é que o mecânico experiente não queria parar. Parar para quê? Para ficar em casa sem fazer nada? Pedro era daqueles homens que tinham horror a sofá, televisão e dormir até tarde. E agora, uma bobagem de nada e lá estava ele, imobilizado em uma cama de hospital.

A raiva e o desespero, de estar naquela situação, era pior que a doença. Pedro passava os dias inconformado, até o dia em que recebeu a visita de sua netinha Clara. Ela chegava da escola e trazia nas mãos, um livro de Origami chamado O Jardim . A professora havia pedido a Clara que fizesse uma dobradura do livro e a menina veio correndo mostrar ao avô. No começo Pedro, no auge da sua inquietação não deu muita atenção, mas aos poucos se deixou levar pela garota que sorridente dobrava papel, transformando-o em insetos e flores. Em pouco tempo avô e neta se divertiam e não viam o tempo passar.

No dia seguinte Pedro pediu para a filha, comprar alguns livros de Origami para ele e trazer mais papel. Daquele dia em diante, Pedro não parou de dobrar. Seus bichos e flores de Origami se espalhavam pelo quarto e pelos corredores do hospital. Cada enfermeiro, cada médico que entrava, saía com uma dobradura na mão.

Foi então que Pedro fez uma promessa. Se saísse daquela cama até o Natal, iria fazer mil lírios de papel dobrado para distribuir no réveillon.

A melhora tão esperada chegou e as mãos judiadas de Pedro começaram a trabalhar nos seus lírios. Um a um, eram dobrados com capricho, colados em uma haste e colocados cuidadosamente em uma caixa.

Na noite de réveillon Pedro e a família entregaram lírios de papel dobrado na praia, para todos que passavam.

Alguns meses depois Pedro esperava em uma fila ser atendido. Como de costume, dobrava um lírio, para não estressar. O segurança chegou para ele e lhe contou, que na noite de reveillon ele havia brigado com sua esposa e saiu muito bravo para andar na praia, quando uma pessoa lhe ofereceu um lírio assim. Ele voltou para casa com o lírio na mão e entregou para a sua mulher. Fizeram as pazes e tiveram uma noite de reveillon muito feliz. Até hoje a mulher guardava o lírio, disse ele. Pedro sorriu e ambos descobriram que, aquele lírio, era um dos lírios de Pedro.

Certa vez Pedro dobrava seus lírios na sala de espera de um consultório. Uma mulher entrou e contou que, no réveillon ela estava muito doente e não queria sair da cama. Sua filha foi para praia e ganhou um lírio daqueles. Quando chegou em casa, ela mostrou para a mãe e disse que, se ela quisesse um lírio também, ia ter que se levantar e ir lá buscar. A mulher levantou da cama para buscar o lírio e depois todos jantaram e comemoraram a passagem do ano. Pedro sorrindo, ofereceu mais um lírio à mulher, desejando-lhe muita saúde.

Um dia Pedro dobrava lírios na oficina, quando um cliente lhe disse, que o seu vizinho havia ganhado um lírio desses na praia, na noite de réveillon. Contou que o vizinho morava sozinho e naquela noite, havia ido também sozinho para a praia. Na volta passou em sua casa e lhe ofereceu o lírio que havia ganhado, com votos de feliz ano novo, para ele e sua família. Então ele o convidou para entrar e todos celebraram juntos a passagem do ano.

Pedro até hoje entrega lírios de Origami. Se você já recebeu um de seus lírios, você com certeza entende o que eu quero dizer...

6 comentários:

  1. Oi, Cida! Linda esta história. Obrigada pela visita e pelo carinho lá no blog. Beijo, Eunice.

    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com/
    efacilserfeliz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eunice!
      Sempre dou uma passadinha lá no blog para ver suas belezuras, cada vez saio mais encantada...

      Beijos,
      Cida

      Excluir
  2. Oi!
    Adoro estes textos...tem lição de vida... reflexão...

    Beijos,
    Gui.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gui,
    Volte sempre para ver textos novos...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Após longa ausência estou agradecendo e respondendo os comentários que carinhosamente deixaram no meu cantinho.
    Belos textos, adorei.

    Ótimo restinho de semana e bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Estanis!
    que bom sua visitinha! pareça sempre!

    Beijos,
    Cida.

    ResponderExcluir